0

Parede de Plantas!

Postado em: 20/06/2022 08:25 | por: Melyana Flores e Decoração

A parede de plantas é uma tendência que tem conquistado muitos fãs, principalmente em tempos de pandemia. Afinal, além de agregar valor na decoração de casas e apartamentos, estudos revelam que plantas e flores ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade daqueles que usam ou vivem no imóvel.

 

 

Nos grandes centros urbanos são poucos os sortudos que têm à sua disposição um quintal ou área externa para cultivar um belo jardim. De forma a driblar esse aperto, muitas pessoas passaram a adotar a parede de plantas que consiste na prática do cultivo vertical de folhagens, flores, temperos e demais hortaliças. Confira abaixo algumas das vantagens atreladas ao uso da parede de plantas na decoração.

Melhora a qualidade do ar: algumas espécies inclusive possuem propriedades purificadoras, ou seja, são plantas que conseguem absorver toxinas em ambientes fechados, como Lírio da Paz, Espada de São Jorge, Planta Jiboia, Antúrio, Gérbera e Crisantêmo;

Controla a temperatura do ambiente: a parede de plantas mantêm o local com clima agradável;

Funciona como barreira sonora: a parede de planta tem a capacidade de absorver os ruídos externos;

Aumenta a umidade: os ambientes fechados ganham mais frescor, já que vão estar com o ar mais úmido;

Economia de energia elétrica: como as plantas regulam a temperatura interna do imóvel, diminui a necessidade de uso do ar condicionado ou ventilador;

Agrega valor na decoração: a parede de plantas traz beleza e personalidade ao ambiente;

 

Versátil e democrática: Se adapta aos mais diferentes projetos, incluindo lofts, apartamento studio, casas até sobrados e mansões.

 

 

 

 

Entenda que cada planta apresenta características específicas de cultivo e manutenção, por isso antes de escolher quais plantas irão fazer parte do seu projeto é essencial que você defina o ambiente em que a parede de plantas será instalada. Por exemplo, em se tratando de um jardim vertical externo as plantas  devem ser adaptadas a locais com alta incidência de luz natural.

 

 

 

 

Uma vez escolhido o local, observe qual a incidência de luz natural que o espaço recebe e a partir daí é possível escolher as plantas por meio de suas categorias: plantas de pleno sol (precisam da incidência direta dos raios solares ao menos 4 horas),  plantas de meia sombra (gostam do sol apenas no período da manhã e no fim da tarde) e plantas de sombra total (precisam apenas da luminosidade indireta para desenvolverem).

 

 

 

 

Em ambientes internos, a parede de plantas pode decorar a parede da sala de estar atrás do sofá ou a parede da sala de jantar próximo ao buffet, formando inclusive uma linda obra de arte no ambiente.

Na varanda gourmet a parede de plantas também pode trazer um toque fresco e acolhedor para o espaço. A parede de plantas pode ser feita por vasos, floreiras de parede, jardim vertical, sistema modular, treliça e outros materiais.

Na área de lazer pequena ou grande, a parede de plantas pode decorar o espaço próximo a piscina. Além de agregar valor na decoração, as plantas auxiliam na redução das temperaturas do espaço, principalmente em dias de alta incidência solar.

 

 

 

 

E aí? Numa escala de zero a dez, o quanto a sua vontade de ter o seu próprio jardim vertical aumentou? rsrs 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Pinterest

**Melyana Flores

***VivaDecora