0

Vamos Falar Sobre Portas!

Postado em: 18/04/2022 08:00 | por: Melyana Flores e Decoração

Ao iniciar um projeto de arquitetura, principalmente quando voltado ao interior das residências, é necessário estarmos atentos aos elementos de cada cômodo. Um deles é a escolha da porta. São diferentes funções e modelos encontrados à venda e cada ambiente e estilo de decoração demanda características específicas.

 

 

PORTA UMA FOLHA (TRADICIONAL) 

O modelo é o mais tradicional e há vários formatos e desenhos disponíveis, seja para a porta de entrada da casa ou do apartamento e ficam visíveis já no ambiente externo ou para a separação de cômodos do interior. Se a escolha for por uma porta de madeira – que são consideradas das mais resistentes – é possível optar por diferentes tipos de madeira, assim como escolher a textura e o formato das fechaduras, algumas das características das portas.

 

 

 

PORTA DUAS FOLHAS

Este tipo funciona bem como porta de entrada da casa. É a porta que se abre em duas partes, e por isso nem sempre é a escolha ideal para apartamentos, por exigir espaço para o movimento da porta, um aspecto imprescindível de ser considerado.

 

 

 

PORTA SANFONADA

Mas se a porta de duas folhas não é recomendada para ambientes com pouco espaço, a porta sanfonada, ao contrário, é a ideal para economizar espaço. Além de tudo, garante um espaço com um visual mais descolado e com muita praticidade.

 

 

 

PORTA PIVOTANTE 

A porta pivotante é uma alternativa mais moderna e dá um ar sofisticado ao ambiente, podendo ser instalada em casas ou apartamentos. O tamanho das portas geralmente é maior e seu funcionamento consiste na instalação de uma espécie de pino que regula a abertura da folha da porta, que gira em torno do eixo vertical, ou seja, enquanto metade gira para dentro, a outra parte da porta é projetada para fora.

 

 

 

PORTA VENEZIANA 

Estas portas são geralmente utilizadas em ambientes onde é necessário promover uma ventilação entre dois ambientes, como banheiros, cozinhas e sacadas. Há portas em madeira, que garantem um visual bem bonito ao ambiente, e em metal.

 

 

 

 

A decoração vem de diversas formas! O importante é trazer o bem estar para dentro do seu ambiente, sempre priorizando o seu gosto! 

E aí? Qual dos modelos de portas você já está doido para ter em casa? ??

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Pinterest

**Melyana Flores

***Blog da Arquitetura